Terapia Cognitivo-Comportamental

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), desenvolvida por Aaron Beck, traz como ponto de sustentação tratamentos cientificamente comprovados. Como abordagem, apresenta-se de forma integrativa, estruturada e voltada para o presente.

A TCC pressupõe que comportamentos desadaptativos, alterações de humor ou emoções intensas são respostas aos padrões de pensamentos disfuncionais, também nomeados como pensamentos automáticos. Dentro disso, as reações de um indivíduo frente à situação deixam de se dar de forma concreta para dar lugar a reações que reforçam o seu próprio ponto de vista distorcido da situação.

O terapeuta atua como um auxiliar no processo de identificação e alteração dos pensamentos em variados níveis de crenças disfuncionais, treinando o paciente para a reestruturação desses, bem como a busca por pensamentos alternativos e flexíveis, de forma a substituir comportamentos repetitivos e indesejáveis por padrões mais criativos e funcionais.

Em terapia são utilizadas Psicoeducações sobre o transtorno apresentado, técnicas para identificação de pensamentos e distorções cognitivas, automonitoramento, ativação e exposição comportamental, com respeito à singularidade de cada paciente, podendo ainda ser integradas outras práticas, como técnicas de resolução de problemas, Mindfulness, Psicologia Positiva, entre outros. Entre os principais benefícios destacam-se: eficácia comprovada para diversos transtornos mentais e de forma prolongada; menor índice de recaídas e aumento da flexibilidade cognitiva, resiliência e autoeficácia.

Ao longo dos anos, estudos têm mostrado, a eficácia da TCC para diversos transtornos psiquiátricos e de forma prolongada, com menor índice de recaídas, uma vez que estimula o paciente a participar de seu processo terapêutico de forma ativa e colaborativa, o que altera paradigmas, além de criar planos de contingência para situações desafiadoras mais coerentes e efetivos. Os indivíduos aprendem novas habilidades e adquirem a condição de se tornarem seus próprios terapeutas, capazes de enfrentar os diferentes e novos desafios da vida.